
A entrega dos kits para a 3ª Maratona Internacional de Santa Maria começou nesta quarta-feira (15) com grande procura. Logo nos primeiros minutos, dezenas de corredores formaram fila no terceiro andar do Royal Plaza Shopping para garantir o material e se preparar para a corrida, marcada para domingo (19).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Até sexta-feira (17), a retirada pode ser feita das 12h às 20h, e no sábado (18), último dia para garantir o kit, o espaço para a retirada fica aberto das 10h às 17h. Cada participante recebe número de peito, chip, ecobag, camiseta e toalha de rosto. Quem vai encarar os 42 quilômetros leva ainda uma sacola térmica exclusiva.
Ao todo, são 3,5 mil atletas inscritos nos percursos de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km.

O processo é organizado em duas etapas: o corredor primeiro apresenta um documento para conferência e recebe o número de peito. Depois, segue até as bancadas onde são entregues os demais itens.

“Um privilégio correr em casa”

O estudante Alfer Pietro dos Santos Santos, de 16 anos, é natural de São Sepé e foi um dos primeiros a retirar o kit. Ele também foi buscar os kits de dois colegas que também correrão os 5 km. Atleta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ele participará da maratona pela segunda vez.
— É um baita privilégio correr a Maratona de Santa Maria. Eu corri uma rústica há pouco tempo e aquilo me motivou ainda mais para treinar para a maratona. Minha meta é bater meu recorde pessoal e terminar a prova bem, tranquilo e feliz, para comemorar com a família — conta.
Como é menor de idade, Alfer precisou apresentar o termo de responsabilidade assinado pelo responsável legal, documento obrigatório para atletas com menos de 18 anos. O formulário está disponível para download no site oficial da maratona e deve ser impresso e entregue no momento da retirada.
O mesmo vale para quem busca kits de outros corredores: é possível fazer a retirada mediante autorização por escrito, também impressa, com nome, RG e telefone de quem retira. O documento está disponível no site A versão digital do documento não será aceita.

O cabeleireiro Cláudio Costa, 63 anos, e Marlise Vidinotta Silveira, 48 anos, professora em uma escola de idiomas, também foram os primeiros da fila para retirar o kit. Parceiros de treino, eles vão participar juntos da prova de 5 km.
Cláudio diz que há cerca de 11 meses tem altas expectativas para domingo.
— As expectativas são as melhores possíveis. A gente passou o ano todo esperando por essa prova. É um evento que motiva e dá energia. Decidimos garantir o kit hoje pra ficar tranquilo. Ainda tenho mais um treino amanhã e depois é descanso total, só esperando a maratona.
Sobre os impactos do esporte na qualidade de vida, ele fala dos benefícios:
— Vejo benefício principalmente para a saúde. A saúde vem em primeiro lugar. Depois, o esporte e a convivência com os amigos e amigas que a gente vai fazendo no percurso.

Já Marlise reforça que a corrida virou parte da rotina:
— Faz uns três anos que corro, paro e volto. Mas agora faz um ano que a gente está direto, treinando todas as noites no Distrito Industrial. Criamos um grupo e vamos juntos. É um desafio sempre, e participar da maratona é muito bom. Corri no ano passado e quero seguir nos próximos.

Arena em montagem e programação especial no sábado

Enquanto o movimento segue intenso no shopping, a estrutura da maratona já começa a tomar forma no campo da Brigada Militar, na Rua Pinto Bandeira, ponto de largada e chegada dos percursos. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, o espaço começa a ganhar forma nesta quarta e estará completamente montado até sexta:
— Já estamos em clima de maratona. A arena principal, a estrutura dos patrocinadores e das assessorias estão sendo montadas. O movimento no shopping é grande e deve seguir até sábado, com 3.500 kits sendo entregues — destaca.
No sábado, as atividades já começam cedo na arena principal:
- Congresso técnico do sistema antidoping com o pelotão de elite;
- Palestra do atleta olímpico Fabiano Peçanha, às 16h, com entrada gratuita;
- Happy hour com música ao vivo, a partir das 17h, para receber os corredores e familiares.
— A maratona começa no sábado com essa programação especial. No domingo é o grande dia, mas o evento já movimenta a cidade antes mesmo da largada. Me sinto muito orgulhoso dessa construção, que é coletiva. Criei a maratona em 2023, com a equipe da Secretaria de Esportes, mas é um evento que só acontece porque realmente a cidade se envolve, o Grupo Diário este ano sendo o grande parceiro, as instituições de segurança, as assessorias de corrida... É um evento abraçado pela cidade, por isso que ele dá certo, e claro, enquanto secretário, eu me sinto muito orgulhoso de construir esse legado aqui no esporte da nossa Santa Maria.

3ª Maratona Internacional de Santa Maria
- Quando: domingo (19)
- Onde: Rua Pinto Bandeira (largada e chegada)
- Horários de largada: 6h — 42 km (Maratona) e 21 km (Meia-maratona) / 6h50min — 10 km e 5 km